Qual é a importância da limpeza dentária?

Conhecida também como profilaxia, consiste na remoção efetiva da potencial placa bacteriana, que quando não é eliminada, pode evoluir para problemas mais sérios como o tártaro, a gengivite e a doença periodontal. É considerado um procedimento extremamente seguro e pouco invasivo.

A limpeza dental ajuda a prevenir diversas doenças relacionadas à bocas muito contaminadas como problemas em válvulas do coração, aumento do risco de infarto, doenças pulmonares, dificuldades para mulheres grávidas, entre outras. Isso nos relembra que a saúde começa literalmente pela boca.

A partir do momento em que você se compromete com a limpeza dental periódica,  você consegue manter em casa a sua saúde oral, com o uso de escova, pasta, fio dental, informação e disciplina.

A periodicidade das limpezas dependerá de uma série de fatores. Sendo determinada por um cirurgião dentista após a avaliação de saúde bucal e  informações importantes sobre o seu estilo de vida (por exemplo cigarro, alto consumo de bebidas que pigmentam os dentes como café e chimarão).

O mais comum  é que ela seja realizada a cada seis meses, no entanto,  há casos em que a limpeza deve ser feita a cada três meses enquanto outros pacientes podem precisar refazê-la apenas anualmente.

Não deixe para lembrar da gente apenas quando sentir algum incômodo, porque é muito provável que você já tenha um problema bucal.

Entre em contato e programe suas consultas preventivas. Clique aqui.

Endereço

Av. Rio Branco, 404 – Sala 407 – Centro | Florianópolis – SC 88015-200 | Torre II – Ed. Planel Towers

Responsável Técnico

Dr. Leandro Bonissoni | CRO: 3973