Endodontia
A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal.
Uma rápida pesquisa no dicionário e você verá que a palavra “endo” quer dizer dentro/interno. E a palavra “dontia” significa dente. Isso ajuda a entender de forma bem simples o que faz essa área da odontologia. Portanto, a endodontia tem a função de tratar a estrutura interna do dente.
O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) do dente e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado (morto).
Depois de se remover esse tecido, o dentista limpa o canal e o preenche com um material obturador específico.
Realizar o tratamento de canal é muito importante para evitar a necessidade de extração do dente e prevenir infecções.
O tratamento de canal pode ser feito em uma sessão única ou em algumas etapas. Primeiramente, é feita uma abertura na parte posterior de um dente anterior ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.
Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia). O espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento.
Para finalizar o tratamento os canais são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexível) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado.
A falta de tratamento endodôntico pode resultar em uma infecção na raiz e nos tecidos vizinhos, além de poder levar a sérias consequências à saúde, entre as quais:
- Dor intensa
- Inchaço
- Febre
- Bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea)
- Infecções à distância (articulações, febre reumática, entre outros)
- Extração do dente
Agende uma avaliação com os nossos profissionais e abra um novo e confiante sorriso para sua vida. Clique aqui.