Ortodontia
Com o avanço da tecnologia, os modelos de aparelhos ortodônticos também evoluíram. Prateados, coloridos, transparentes ou até mesmo invisíveis, os aparelhos ortodônticos possuem diferentes modelos e funções para corrigir problemas de má oclusão.
O uso dos diferentes tipos de aparelho ortodôntico impacta diretamente a autoestima e, em muitos casos, é uma forma de melhorar a oclusão, mastigação e a respiração, favorecendo a qualidade de vida do paciente.
Para escolher o melhor modelo, faça uma visita ao dentista e estude as possibilidades.
Conheça abaixo alguns dos aparelhos:
- Alinhadores Transparentes – Invisalign
Ao contrário dos aparelhos ortodônticos tradicionais, não há fios e bráquetes e pode ser removido para comer, beber, escovar os dentes, usar fio dental ou em ocasiões especiais como um casamento, entrevista de emprego ou para praticar esportes e outros.
Com mais de 10 milhões de casos ao redor do mundo, o Invisalign é o único alinhador que conta com o exclusivo material SmartTrack, que faz com que os dentes se movimentem de forma mais rápida, confortável e mais previsível!
Esse é o tipo de aparelho mais moderno e revolucionário que tem no mercado ortodôntico. Isso porque eles são confeccionados com ajuda de tecnologias específicas, sob medida e de acordo com a arcada dentária de cada paciente.
Para saber mais sobre o invisalign, clique aqui.
- APARELHO METÁLICO CONVENCIONAL
O mais comum e popular tipo de aparelho faz correção diretamente nos dentes e não no osso, como ocorre nos aparelhos ortopédicos. Por meio de força mecânica, ele movimenta os dentes e os coloca na posição adequada. As “borrachinhas”, usadas para fixar o fio nos braquetes, tem como função manter o fio no lugar e causar a ativação do aparelho. Elas precisam ser trocadas frequentemente. Hoje esses aparelhos são menores, mais leves e tem bem menos metal do que no passado. Podem usar borrachinhas de cores vivas para os adolescentes, e mais neutras para os adultos.
- APARELHO FIXO ESTÉTICO DE SAFIRA
Este aparelho tem alto desempenho funcional e estético. O material é produzido com fibra de safira, uma cerâmica monocristalina que é tratada termicamente. O aparelho possui um aspecto incolor, que o deixa praticamente imperceptível. Esteticamente ele é mais discreto do que o aparelho convencional. O aparelho ortodôntico de safira não sofre alteração de cor ao longo do tratamento. Os braquetes de safira são menores e mais finos tornando-os mais confortáveis que o braquetes metálicos.
- APARELHO AUTOLIGADO
Este tipo de aparelho ortodôntico tem uma tecnologia mais moderna, ou seja, seu uso propicia um tratamento mais rápido e menos doloroso para o paciente e muito indicado em casos com grande apinhamento (dentes muito tortos). O aparelho autoligado dispensa o uso de elásticos para prender os braquetes no fio, por isso este sistema fica ativo mais tempo e sem atrito que dificulta a movimentação dos dentes. Ele também ajuda a manter uma melhor higiene, pois os dentes e o aparelho ficam mais fáceis de serem limpos durante a escovação. Esse tipo de aparelho ainda tem a vantagem de ser confeccionado em material metálico, de porcelana ou plástico — policarbonato.
Agora que você já conhece melhor sobre cada tipo de aparelho, é hora de conversar com seu dentista para entender qual se encaixa melhor no seu tratamento e, claro, na sua arcada dentária.
Clique aqui e agenda a sua consulta.