Você já ouviu falar em pré-natal odontológico?
Muitas pessoas ainda pensam que gestantes não podem fazer tratamento odontológico, mas queremos desmistificar esse assunto. Isso é um assunto ainda bastante controverso devido aos diversos mitos e tabus existentes.
A gestação é um período que proporciona inúmeras alterações no organismo da mulher e essas alterações também podem refletir no meio bucal. E a saúde bucal não deve ser tratada desassociada da saúde geral da gestante. É de grande importância o pré-natal odontológico para a promoção da saúde bucal da gestante e para a prevenção da saúde geral do bebê.
A gestação pode favorecer o surgimento de lesões de cáries.
As alterações hormonais, associadas a um aumento da frequência alimentar (especialmente de carboidratos) e também da redução do fluxo salivar aumentam as chances do desenvolvimento de lesões de cárie em gestantes.
O aumento na produção de hormônios favorece a gengivite.
As variações hormonais promovem uma dilatação dos vasos sanguíneos, provocando uma resposta exagerada dos tecidos gengivais.
A periodontite pode causar parto prematuro.
Os microrganismos presentes na placa bacteriana estimulam a produção de prostaglandina, a qual pode provocar contrações do útero, acelerando o trabalho de parto. Gestantes com periodontite podem estar sob um risco sete vezes maior de darem a luz a crianças prematuras e de baixo peso.
Você está grávida ou conhece alguém? Então, compartilhe essas informações.
Estamos à disposição. Agende o seu pré-natal odontológico. Clique aqui.
Contato
Endereço
Responsável Técnico